Nº 2436 - Janeiro de 2005
Pessoa coletiva com estatuto de utilidade pública
2ª Assembleia Geral Ordinária de 2004
Coronel
António de Oliveira Pena

No dia 15 de Dezembro realizou se no salão da Revista de Artilharia a Assembleia Geral da Empresa da Revista Militar, como já é tradicional precedida de Almoço de Confraternização na Messe de Oficiais de Santa Clara. Para além da eleição de Sócios Efectivos e dos Corpos Gerentes para 2005, no âmbito “Situação geral da Empresa e da Revista” analisou se, em prolongado e participado debate, o documento elaborado pela Direcção da Revista: “Reflexões sobre a Empresa e que poderão ser discutidas em Assembleia Geral a realizar em 15 de Dezembro de 2004”.

Antes da Ordem do Dia o Excelentíssimo Tenente General Bettencourt Rodrigues, Sócio Honorário e Efectivo, expressou votos de confiança na Direcção e no conjunto dos Órgãos Sociais da Empresa e destacou, como muito positiva, a forma como decorreram as sessões relacionadas com as come¬morações do Centenário do Nascimento do General Câmara Pina, fazendo questão de salientar que a iniciativa partiu da Revista Militar.

O trabalho “Reflexões sobre a Empresa (...)”, com data de 08 de Novembro e enviado aos Sócios Efectivos junto da Convocatória para a Assembleia Geral, estava organizado em quatro áreas: Actividade cultural da Empresa; Direcção e outros Corpos Sociais da Empresa; Sócios da Empresa; Actividade redactorial e penetração da Revista no público.


Ao longo da tarde o debate sobre tão alargado âmbito produziu orientações para actuação imediata da Direcção, face à apresentação de propostas para decisão na Assembleia Geral de Março e forneceu pistas de actuação para se estudarem a curto prazo os assuntos considerados de menor prioridade.

No respeitante ao imediato a Direcção foi solicitada para preparar propostas de alte¬ração dos Estatutos e Regulamento Interno tendo em vista a possibilidade de Oficiais da Guarda Nacional Republicana serem eleitos Sócios Efectivos da Empresa da Revista Militar e alteração do período de mandato dos Corpos Gerentes para dois ou três anos.

Ainda com prioridade, mas no que respeita à actividade cultural da Empresa, a Assembleia considerou importante trabalhar o tema Ensino Supe¬rior Militar na forma de Número Especial da Revista, ou outra, e realizar um debate mais alargado, talvez seminário ou fórum, orientado para valores e vivências da Instituição Militar face à Nação.

Antes de encerrada a Assembleia Geral foi expresso o voto de pesar pelo falecimento, ocorrido em 31 de Agosto, do Sócio Efectivo nº 217 (eleito em 1979/12/17) Capitão de Mar e Guerra Virgílio de Carvalho.


António de Oliveira Pena
Coronel, Director Gerente do Executivo da Direcção

 

 

Gerar artigo em pdf
2005-12-08
0-0
2213
1
REVISTA MILITAR @ 2023
by CMG Armando Dias Correia