Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Coronel Tirocinado

Óscar Gomes da Silva

Nasceu em Goa, Estado Português da Índia (EPI). Em consequência da invasão por Forças Armadas da União Indiana, caiu prisioneiro de guerra. Representou o Exército Português em diversas atividades de âmbito internacional. Colaborou em várias publicações das Forças Armadas. Tem alguns livros publicados, o último, em 2020, O Mundo da Índia, a Índia no Mundo, Linda-a-Velha: DG Edições.

Última atualização em 2021-04-07

Nasceu em Goa, Estado Português da Índia (EPI). Ingressou na Escola do Exército, em 1955 (Licenciatura em Ciências Militares – Infantaria).

Como alferes, foi nomeado para a CCaç n.º 12, em missão no EPI. Em consequência da invasão por Forças Armadas da União Indiana, caiu prisioneiro de guerra, agora subalterno na CCaç n.º 1.

Como capitão, comandou a CCaç n.º 2304, no norte de Moçambique. Por ação em combate, foi condecorado com a Cruz de Guerra 3.ª Classe.

Concluiu os Cursos Geral e Complementar de Estado-Maior e Superior de Comando e Direção.

Comandou o Batalhão de Infantaria Mecanizado/1BMI.

Representou o Exército Português em diversas atividades de âmbito internacional.

Colaborou em várias publicações das Forças Armadas. Tem alguns livros publicados, o último, em 2020, O Mundo da Índia, a Índia no Mundo, Linda-a-Velha: DG Edições.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2637 - Outubro de 2021

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2021
by CMG Armando Dias Correia