Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Major-general

João Jorge Botelho Vieira Borges

Vogal da Direção da Revista Militar. Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar.

Última atualização em 2021-01-17

Nasceu em Luanda (Angola) e ingressou na Academia Militar (AM) em 1979, onde concluiu a licenciatura em “Ciências Militares – Artilharia”. É doutorado em “Ciência Política”, mestre em “Estratégia” e em “Ciências Militares”. Entre os vários cursos que frequentou destacam-se: o “Curso de Estado-Maior”, o “Curso de Defesa Nacional”, o Curso “Terrorism and Security Studies” e o Curso de Promoção a Oficial General.

Ao longo da sua carreira militar foi comandante de unidades de escalão Pelotão, Companhia/Bateria e Batalhão, durante mais de oito anos. No Estado-Maior do Exército, foi adjunto e chefe da Repartição de Organização e Métodos da Divisão de Operações, durante cerca de cinco anos e delegado da Artilharia Anti-Aérea na NATO.

Na AM foi Professor, Coordenador de Grupo Disciplinar, Chefe de Departamento e Vice-Presidente (e fundador) do Centro de Investigação da AM.

Comandou o Regimento de AAA n.º 1 (Queluz), entre 2006 e 2008, e depois foi assessor de estudos e diretor de edições no IDN. Entre 2011 e 2014, foi Adjunto do Diretor de Ensino e Chefe do Departamento na AM, e secretário dos órgãos da reforma do ESM.

Como Major-general, foi 2º Comandante e Diretor de Ensino da Academia Militar, entre 2014 e 2016, em acumulação com funções docentes e de investigação.

Foi Comandante da Academia Militar, entre maio de 2016 e julho de 2020, altura em que foi membro do Conselho Diretivo do IUM e do CESM. Foi Presidente do Conselho da Arma de Artilharia, entre 2017 e 2019.

É conferencista e autor de várias obras (26 livros e cerca de 140 artigos) nas áreas da Estratégia, História Militar e Segurança e Defesa.

É sócio efetivo (desde 2001) e vogal efetivo (desde 2003) da Direção da Revista Militar, sócio efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro do CE da Revista Nação e Defesa. Foi Presidente da CE da Revista de Artilharia (2017 a 2020).

É membro do GT do Conceito Estratégico de Defesa Nacional e Professor Regente da Unidade Curricular “Crises e Conflitos Armados” do Doutoramento em Ciências Militares, no Instituto Universitário Militar.

Foi agraciado com várias condecorações, de que se destaca a “Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis”, seis medalhas de prata de serviços distintos e a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação, Grau Ouro, concedida pela Câmara Municipal da Amadora.

Desde 23 de julho de 2020, desempenha as funções de Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2637 - Outubro de 2021

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2021
by CMG Armando Dias Correia