![]()

Entre 30 de junho e 17 de junho do ano corrente comemora-se o Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, levada a cabo pelo Capitão-tenente Sacadura Cabral e pelo Capitão-de-mar-e-guerra Gago Coutinho, no âmbito das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, que ocorreu em 7 de Setembro de 1822.
A Revista Militar (RM) dedica àquela efeméride o presente número temático (...)
![]()


Decorrem atualmente as comemorações oficiais relativas ao centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, segundo um calendário igual ao da Travessia, ou seja, de 30 de Março a 17 de Junho, com participações de elevado nível por parte de entidades qualificadas para o efeito; os eventos comemorativos têm tido um elevado significado e uma dignidade correspondente.
![]()


Celebra-se este ano o centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, um feito extraordinário conseguido por Gago Coutinho e Sacadura Cabral e que se deveu, em grande medida, às notáveis inovações introduzidas pelos dois pioneiros portugueses no campo da navegação astronómica a bordo de aeronaves.
![]()


O ano de 2022 assinala duas efemérides da maior importância na história cruzada de Portugal e do Brasil, quando são celebrados o bicentenário da independência do Brasil e o centenário da travessia aérea Lisboa-Rio de Janeiro. Esta última, motivada pelo transcurso dos 100 anos da independência do Brasil, foi realizada com sucesso em 1922 pelos aviadores navais portugueses Artur de Sacadura Freire Cabral e Carlos Viegas Gago Coutinho.
![]()


Numa época em que Portugal ainda sofria as consequências da participação na Grande Guerra, com o crescendo da instabilidade política e da agitação social, as viagens aéreas protagonizadas por aviadores portugueses constituíram uma espécie de refrigério, sentido positivamente pela população. Esse ciclo das grandes viagens aéreas decorreu nos últimos anos da I República, na vigência da Ditadura Militar e no início do Estado Novo. Durante 14 anos, com maior ou menor intensidade e percepção pública, parecia que Portugal se reencontrava com a sua História. Os novos navegantes enchiam de orgulho a Nação inteira.
![]()

Bibliografia da RM, no âmbito da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul
![]()
REPUBLICAÇÃO
(Revista Militar n.º 4, abril de 1912, pp. 280-284)
![]()
REPUBLICAÇÃO
(Revista Militar n.º 5, maio de 1922, pp. 233-242)
![]()
REPUBLICAÇÃO
(Revista Militar n.º 6/7, junho/julho de 1922, pp. 297-304)
![]()
REPUBLICAÇÃO
(Revista Militar n.º 6, junho de 1972, pp. 270-286)
![]()

Travessia Aérea do Atlântico Sul – 100 Anos

![]()

A Grande Aventura, Sacadura Cabral e Gago Coutinho na Primeira Travessia do Atlântico Sul
