Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Tenente-coronel

Ana Paula da Silva Jorge

Mestre em Estudos da Guerra e da Paz nas Novas Relações Internacionais, pela Universidade Autónoma de Lisboa, desde 2011. Licenciada em Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia Eletrotécnica, pela Academia da Força Aérea. Exerce funções no Gabinete Nacional de Segurança, na equipa multidisciplinar para a Garantia da Informação.

Última atualização em 2017-11-22

Nasceu a 6 de agosto de 1974, em Leiria.

É licenciada em Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia Eletrotécnica, pela Academia da Força Aérea desde 1999 e tem uma pós-graduação e mestrado em Estudos da Guerra e da Paz nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa desde 2011.

Frequentou em 2001 o Curso Básico de Comando ministrado no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea e o Curso de Promoção de Oficiais Superiores, do Instituto de Estudos Superiores Militares em 2007/2008.

Entre os diversos cursos que frequentou ao longo da sua carreira destacam-se o “Link16 Foundation Course” da School of Fighter Control da Royal Air Force Boulmer; o “CIS Orientation Course” da NATO Communications and Information System School e o “III Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço” do Instituto de Defesa Nacional.

A sua primeira colocação foi na Base Aérea de Monte Real em 1999, onde desempenhou funções no Gabinete da Qualidade.

Entre outubro de 1999 e março de 2002, chefiou o Grupo de Comunicações e Data Links do Projeto de SICCAP, quando esteve colocada no Comando Operacional da Força Aérea e, mais tarde, entre março de 2002 e fevereiro de 2013, na Direção de Engenharia e Programas. Neste período foi também representante da Força Aérea em diferentes grupos de trabalho do programa Air Command and Control System da NATO.

Entre fevereiro de 2013 e março de 2016 foi Diretora de Curso da especialidade de Engenharia Eletrotécnica na Academia da Força Aérea. Em fevereiro de 2015 assumiu, em acumulação, a chefia do Departamento de Apoio Académico.

Desde março do presente ano, encontra-se a exercer funções no Gabinete Nacional de Segurança, na equipa multidisciplinar para a Garantia da Informação.

Em outubro de 2015 foi-lhe atribuída pela Academia da Força Aérea a qualidade de “Especialista de reconhecida experiencia e competência profissional em Ciências Militares, na área de Técnicas e Tecnologias Militares”.

Atualmente é doutoranda em Ciências Sociais, na especialidade do Comportamento Organizacional, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Possui artigos publicados em revistas com revisão de pares, dos quais se destacam:

  • Jorge, Ana, Nascimento, José, & Lopes, Miguel (2014). A relação dos militares com as forças armadas: a influência do tipo de contrato formal na orientação para o trabalho e no tipo de contrato psicológico. Revista de Psicologia Militar, 25, 89-107.
  • Jorge, Ana, Palma, Patrícia, & Baltazar, Ana (2015). Comportamento Organizacional. Revista Científica da Academia da Força Aérea, 5, 192-210.
  • Jorge, Ana (2016). Mulheres nas Fileiras: Os Papéis das Militares da NATO nos Teatros de Operações na Primeira Década do Século XXI. Nação e Defesa, 142, 134-154.

Também organizou e participou como oradora na conferência subordinada ao tema “Comportamento Organizacional – um campo de estudo e de intervenção”, a qual teve lugar na Academia da Força Aérea em fevereiro de 2015.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, entre as quais a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe e a Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2601 - Outubro de 2018

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia