Nº 2629/2630 - Fevereiro/Março de 2021
A Fundação do Exército Português

A Fundação do Exército Português

 

A Fundação do Exército Português é um livro publicado pela Academia Militar e pela Fronteira do Caos – Editores, sob a coordenação do Major-general João Vieira Borges, então Comandante deste estabelecimento de ensino superior público universitário militar, procurando um facto da História de Portugal solidamente justificativo para uma data comemorativa do “Dia do Exército”, o qual passou a ser comemorado, desde 1979, a 25 de julho (Batalha de Ourique – 1139), e desde 2004, a 24 de outubro (conquista de Lisboa – 1147).

Esta obra, prefaciada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, foi concebida no intuito de coligir as conferências proferidas por três reconhecidos convidados, historiadores do período relativo à Fundação de Portugal, em encontros organizados pela Academia Militar no âmbito do tema que lhe dá o título:

– Prof. Doutor João Gouveia Monteiro, da Universidade de Coimbra (“Reflexão Crítica sobre as origens do Exército Português”);

– Prof. Doutor Mário Jorge Barroca, da Universidade do Porto (“Em torno das origens do Exército Português”);

– Prof. Doutor José Varandas, da Universidade de Lisboa (“Entre datas precisas e momentos fundacionais. Algumas contribuições para o debate sobre o «momento» fundacional do Exército Português”).

Aos textos dos conferencistas, foram adicionados os testemunhos do então Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, Tenente-general Alexandre de Sousa Pinto (“O Exército Português na História Militar”), da Presidente da Academia Portuguesa da História Militar, Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (“A História de Portugal e as origens do Exército Português”) e do Major-general João Vieira Borges (“Pensar a fundação do Exército Português”).

A Revista Militar felicita os autores pela publicação desta obra e agradece a oferta do exemplar que passou a contar no seu acervo bibliográfico.

 

Major-general Adelino de Matos Coelho

Diretor-gerente da Revista Militar

Major-general
Adelino de Matos Coelho
Gerar artigo em pdf
2021-06-18
239-240
17
17
Avatar image

Major-general

Adelino de Matos Coelho

Habilitado com os Cursos de Infantaria, da Academia Militar, Geral de Comando e Estado-Maior e Superior de Comando e Direção, do Instituto de Altos Estudos Militares; possui outros Cursos de que se destacam o de Oficial de Informação Pública do Comando Aliado da Europa da OTAN (Bélgica), o Curso Militar de Direito Internacional dos Conflitos Armados, do Instituto de Direito Humanitário de Sanremo (Itália) e o Diploma de Pós-Graduação em Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades e Órgãos do Exército, nomeadamente, no Regimento de Infantaria de nº 3, em Beja, que comandou, e no Estado-Maior do Exército, onde desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Pessoal. Além disso, também desempenhou carg

REVISTA MILITAR @ 2021
by CMG Armando Dias Correia